domingo, 14 de setembro de 2008

Seminário de Arte e Educação em Fortaleza

Estão abertas, até o próximo dia 19, as inscrições para o IV Seminário de Arte e Educação: Círculos de Cultura de Paulo Freire.

A promoção é do programa de extensão Brincantes do Cordão do Caroá e do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. O evento será realizado de 23 a 28 de setembro.

Constará de 29 círculos de cultura, 50 oficinas e cinco vivências, com programação voltada para a valorização e difusão das brincadeiras populares do Nordeste. Serão oferecidas 800 vagas e as inscrições podem ser feitas no Instituto de Cultura e Arte (ICA), no térreo da Reitoria da UFC, das 9h às 20h. A taxa cobrada é de R$ 15,00 (estudante) e R$ 30,00 (profissional).

A abertura do seminário, no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro, na Praça do Ferreira, será dia 23, às 18h30min, com o primeiro círculo de cultura a ser formado. O Riso Brincante do Nordeste é o mote de Oswald Barroso, Sâmia Bittencourt e Vanéssia Gomes para o início de uma aula-espetáculo. Uma Feira de livros movimentará o Bosque da Letras, no Campus do Benfica, durante o seminário. Nos dias 25 e 26, a partir das 17h30min, um espaço alternativo reunirá poetas e artistas no quintal do Curso de Ciências Sociais.

Na manhã do dia 24, no Centro de Humanidades, haverá mais seis círculos de cultura, abordando, entre outros temas, o trabalho de Câmara Cascudo, a cosmovisão africana na educação e na pesquisa e os movimentos messiânicos de Canudos e Caldeirão. À tarde, o programa inclui práticas e saberes indígenas, além de um passeio pela história do Ceará. A partir das 18h, voltam os círculos de cultura, discutindo educação de jovens e adultos do campo, Guimarães Rosa e a relação entre Nietzsche e a paixão.

Na manhã do dia 25, é a vez de se debater sobre a matriz filosófica africana e a sociedade brasileira, a festa do pau da bandeira e a construção da cultura da paz em defesa da vida, entre outras temáticas. À tarde, começam as oficinas. Entre os assuntos agendados, inclui-se a introdução à mímica, Paulo Freire e o museu no ensino da História, o trabalho social e o processo educativo como ferramentas para o desenvolvimento de comunidades, e alimentação alternativa.

No dia 26, haverá mais círculos de cultura, como o que vai tratar da relação entre artes, culturas e revoluções populares. Às 17h30min a sede dos Brincantes do Cordão do Caroá (Rua Paulino Nogueira, 315 – Benfica) será animada com chorinho e sarau de poesias. A partir das 19h, acontece o círculo de cultura central, no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro, discutindo CearenCidades, com a participação de Carneiro Portela e Christiano Câmara.

Nos dias 27 e 28 haverá exibição de filmes com temáticas sobre o imaginário popular, no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro, com entrada gratuita. No dia 27 serão exibidos os filmes "O Homem da Mata" (Direção de Antônio Luiz Carrilho) e "Baile Perfumado" (Direção de Paulo Caldas e Lírio Ferreira), às 19h. No dia 28, às 9h, o programa inclui os filmes "Caldeirão da Santa Cruz do Deserto" e "Juazeiro, a Nova Jerusalém", ambos com direção de Rosemberg Cariry. O encerramento será na Concha Acústica da UFC, dia 28, às 18h, com várias apresentações culturais.

Fonte: Brincantes Cordão do Caroá - (fone: 85 8866 5125 / 8808 2611 - e-mail: reisadobrincantescordaodocaroa@ufc.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email )

Nenhum comentário: