quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Arte em Crivo e Jornada de Criação, com Carlos Fajardo

Os projetos Arte em Crivo e Jornada de Criação, do Museu de Arte Contemporânea,
convidam o artista plástico Carlos Fajardo

Carlos Alberto Fajardo nasceu em São Paulo, em 1941. Participou da criação do Grupo Rex, com Wesley Duke Lee, Nelson Leirner, Frederico Nasser, Geraldo de Barros e José Resende. Foi co-editor, com Wesley Duke Lee, do jornal Rex Time. Em 1970, com Baravelli, Frederico Nasser e José Resende, fundou a Escola Brasil. No início de sua trajetória, trabalhou com diferentes técnicas, realizando objetos, pinturas, colagens, desenhos e gravuras. A partir de 1981, expôs trabalhos em pintura. Também dedicou-se à realização de esculturas em que explora questões como peso, gravidade ou sustentação da obra no solo.

O Museu de Arte Contemporânea, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, convida o artista para participar dos projetos Arte em Crivo, dia 16 de janeiro, e Jornada de Criação, de 19 a 23 de janeiro.

Arte em Crivo
Dia 16 de janeiro, às 19 horas, no MAC
Gratuito

O programa de palestras visa trazer ao público, artistas, críticos e curadores de relevância para a arte local e brasileira numa fala sobre seu trabalho e sua trajetória artística, sempre em consonância com a produção contemporânea. O objetivo é contribuir com a formação crítica e profissional de artistas, pesquisadores e estudantes. A proposta do Arte em Crivo é ainda instigar o público do MAC a conhecer e compreender melhor a reflexão que é feita na construção dos trabalhos de arte contemporânea.

Jornada de Criação - A Instalação e a Fotografia com Carlos Fajardo
De 19 a 23 de janeiro, horário a confirmar
Gratuito

Utilizando a fotografia digital como suporte básico o participante desenvolverá um projeto de utilização plástica de um lugar dentro da cidade. A fotografia poderá ser também veículo final do trabalho.

O Jornada de Criação é um projeto de formação destinado a artistas, estudantes de arte e pesquisadores. São realizadas oficinas e cursos com duração média de cinco dias e com abordagens nos diversos âmbitos e manifestações da arte. Tanto as práticas que envolvem a expressão artística: a fotografia, o desenho, a escultura; como também a crítica, a filosofia da arte, a arte-educação, museologia, dentre outros.

As inscrições para o Jornada de Criação podem ser feitas até 16 de janeiro, através do email: educativomac@dragaodomar.org.br

Breve currículo
Carlos Fajardo é professor no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Em 2003, realizou a exposição retrospectiva Poética da Distância, que passou por várias cidades brasileiras, curada por Sonia Salzstein. Esteve presente nas 9a, 16a, 19a e 25a edições da Bienal Internacional de São Paulo, respectivamente em 1967, 1981, 1987 e 2001; ‘Bienal Brasil Século XX’ (1994), também da Fundação Bienal de São Paulo; 38a e 45a edições da Bienal de Veneza, em 1978 e 1993. Participou da mostra ‘Cartografias’, que itinerou pela Biblioteca Luiz Angel Aranjo (Bogotá, Colômbia), pelo Museo de Artes Visuales Alejandro Otero (Caracas, Venezuela), National Gallery (Ottawa, Canadá), Bronx Museum (Nova York, EUA) e La Caixa (Madri, Espanha), em 1993.

Serviços: Arte em Crivo e Jornada de Criação, com Carlos Fajardo

Arte em Crivo
Dia 16 de janeiro, às 19 horas, no MAC
Gratuito

Jornada de Criação - A Instalação e a Fotografia com Carlos Fajardo
De 19 a 23 de janeiro, horário a confirmar
Gratuito

Outras informações: 85.3488.8622

Nenhum comentário: