quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Filmes e Documentários dentro da lei, online, gratuitos e com segurança

Postado por Irondino Torma

Muitas vezes na internet encontramos uma vasta lista de filmes e documentários interessantes, mas infelizmente nem sempre encontramos o vídeo disponível na internet ou corremos o risco de baixá-lo de forma ilegal.


Temos uma lista com vários sites com filmes e documentários dos mais variados gêneros para você consultar e descobrir novos conhecimentos. Obviamente que o inglês impera, mas você pode aproveitar para descobrir novos filmes e documentários e a seguir procurá-lo legendado na internet.



Archive.org - reúne um acervo com milhares de filmes e documentários, todos organizados por gênero ou em ordem alfabética. Clássicos de Alfred Hitchcock, D. W. Griffith e Serguei Eisenstein são apenas algumas das atrações que você encontra no site.

Google Vídeos - a plataforma da Google para vídeos de longa duração reúne alguns clássicos consagrados e obras importantes para estudo em diversos idiomas. Yellow Submarine, dos Beatles, é um dos destaques. Outro vídeo importante hospedado por lá é o documentário Além do Cidadão Kane, produzido pela BBC, e que teve a exibição proibida no Brasil.

Babelgum Films - site que reúne diversos trabalhos de produtores independentes. O Babelgum é um dos sites mais importantes do gênero, com sedes no Reino Unido, Estados Unidos e Itália. Além da grande quantidade de conteúdo há suporte para formatos mobile como iPhone OS e Android.

Europa Film Treasures - como o próprio nome diz, este endereço lista uma série de verdadeiros tesouros do cinema europeu. Obras fora de catálogo, filmes não disponíveis em VHS ou DVD e documentários do período da Segunda Guerra Mundial estão entre os títulos disponíveis. As opções de busca e localização das produções apresentam diversos itens que facilitam o acesso.

Film Annex - Além de filmes e documentários, o Film Annex disponibiliza ainda alguns shows em HD. Outro diferencial do site é o fato de possibilitar o download de parte do seu conteúdo. A interface não é das melhores e o acervo não é muito organizado.


Free Movies Cinema - reúne produções de diversos gêneros e também de anos mais recentes. No Free Movies Cinema, por exemplo, é possível encontrar filmes de Quentin Tarantino e obras das décadas de 70, 80 e 90. Para utilizá-lo é preciso fazer um cadastro. O acervo reúne centenas de obras de curta e longa-metragem.


Steven Spielberg Film and Video Archive – O cineasta Steven Spielberg é um dos nomes mais importantes na história do cinema também quando se trata de preservação de material referente à Segunda Guerra Mundial. Seu acervo é considerado um dos maiores do mundo. De valor histórico inestimável, boa parte do conteúdo pode ser acessado pela web junto ao United States Holocaust Memorial Museum’s.

World Cinema Foundation - fundação criada pelo cineasta Martin Scorsese dedicada à restauração e à preservação de filmes de diversas nacionalidades. O site foi criado em 2007 e conta hoje com um acervo considerável de filmes clássicos.

Fonte: Baixaki

Nenhum comentário: